Presidente da Girolando participa da abertura da ExpoZebu 2017

Ele entregou ao ministro Blairo Maggi o convite para MEGALEITE, feira que acontece de 28 de junho a 1º de julho, em Belo Horizonte/MG. O ministro é um dos homenageados deste ano com o Mérito Girolando, que acontece na Megaleite.

Por Larissa Vieira
31/05/2017
Presidente da Girolando participa da abertura da ExpoZebu 2017

A ExpoZebu 2017 foi aberta oficialmente neste sábado (29/04), no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), com a presença de diversas autoridades, lideranças rurais e pecuaristas, dentre eles o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues. Ele  entregou ao ministro Blairo Maggi o convite para MEGALEITE, feira que acontece de 28 de junho a 1º de julho, em Belo Horizonte/MG. O ministro é um dos homenageados deste ano com o Mérito Girolando, que acontece na Megaleite.
A retomada da cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, foi um dos temas abordados pelo ministro  durante seu discurso na abertura da ExpoZebu 2017. Segundo ele, caso a cobrança seja mantida, isso impossibilitará milhares de produtores rurais de continuarem na atividade, especialmente aqueles que não fizeram o recolhimento dessa contribuição desde sua suspensão. Quem manteve o recolhimento do Funrural mesmo com a liminar ou fez o depósito judicial, está mais tranquilo porque fez o pagamento. Mas quem se amparou na liminar e não recolheu a contribuição desde 2011, terá que pagar com juros, correção e multa . “Se somarmos, por exemplo, os valores referentes ao Funrural, além de multas e juros, nos últimos cinco anos, a dívida do produtor que não recolheu deve representar de 20% a 25% do faturamento bruto anual da propriedade. É muito difícil quem tem esse recurso disponível para quitar a dívida com o Funrural. Sem quitar a dívida, o produtor deixa de ter acesso a financiamento. O prejuízo será grande para o país.”, explica Blairo.
O ministro ainda destacou nos próximos dias ocorrerá a definição do Plano Safra e que já foi solicitado ao presidente Michel Temer a preservação dos recursos para o setor. Ao final da solenidade, ocorreu o lançamento oficial da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa, com as autoridades participando da vacinação simbólica de um animal. 

© 2017 Associação Brasileira de Criadores de Girolando

Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP 38040-280 - Vila São Cristovão - Uberaba-MG
Telefone: +55 (34) 3331-6000 - E-mail: tecnologia@girolando.com.br - www.girolando.com.br - Girolando © 2017