Seis raças leiteiras lotam o Parque da Gameleira para a Megaleite 2017

Os 1.741 animais inscritos para a feira estão sendo recepcionados no parque. São exemplares das raças leiteiras Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey, Pardo-Suíço e Guzerá Leiteiro que participarão de competições de julgamento e do torneio leiteiro.

Por Larissa Vieira
26/06/2017
Seis raças leiteiras lotam o Parque da Gameleira para a Megaleite 2017

O Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, que será palco da 14ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite 2017) entre os dias 28 de junho e 1º de julho, já está com os pavilhões lotados de bovinos. Os 1.741 animais inscritos para a feira estão sendo recepcionados no parque. São exemplares das raças leiteiras Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey, Pardo-Suíço e Guzerá Leiteiro que participarão de competições de julgamento e do torneio leiteiro. 
Na programação da Megaleite 2017 estão previstas as realizações de seis exposições de animais: a 28ª Exposição e Torneio Leiteiro Nacional de Girolando, a 9ª Exposição e Torneio Leiteiro Internacional do Gir Leiteiro, o Circuito Nacional da Raça Holandesa 2017 – Etapa Mineira, a Exposição Nacional da Raça Pardo-Suíça 2017, a 1ª Exposição Homologada da Raça Jersey e de Jersolando de Minas Gerais e o Concurso Leiteiro e Mostra de Guzerá e Guzolando. 
A raça Girolando terá 711 animais participando da 28ª Exposição e Torneio Leiteiro Nacional de Girolando, cujas disputas começaram nesta segunda-feira (26), com as fêmeas inscritas no Torneio Leiteiro, e seguem até o dia 1º de julho. Já a 9ª Exposição e Torneio Leiteiro Internacional do Gir Leiteiro, que conta com 312 animais inscritos, iniciou no último domingo seu Torneio Leiteiro, e terá julgamento de quarta-feira até sábado. 
No Circuito Nacional da Raça Holandesa 2017 – Etapa Mineira, 150 animais participarão do julgamento na sexta-feira e no sábado, às 8h, no Parque da Gameleira. Na sexta, a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais premiará os “Melhores de Minas”. A premiação tem como objetivo homenagear os associados que se destacaram em 2016, com os excelentes resultados obtidos por meio dos serviços realizados pela entidade e também pelos resultados das exposições ranqueadas.
A Exposição Nacional da Raça Pardo-Suíça 2017 contará com 78 animais com o julgamento na sexta e sábado. A raça Guzerá terá 40 animais participando da “Mostra de Guzerá e Guzolando” e do torneio leiteiro. A disputa será de 27 a 30 de junho.
Já a 1ª Exposição Homologada da Raça Jersey e de Jersolando de Minas Gerais terá a presença de 70 animais, sendo que 20 deles são da raça Jersolando (cruzamento de matrizes Jersey com touros Holandeses). Haverá um balcão de negócios para animais da raça na sede da Associação dos Criadores de Gado Jersey de Minas Gerais, no interior do parque. O julgamento dos animais será nos dias 30 de junho e no dia 1º de julho. 

Sobre a Megaleite 2017
 
A Megaleite 2017 ocorrerá de 28 de junho a 1º de julho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), e reunirá animais das principais raças leiteiras do Brasil em competições de julgamento e concurso leiteiro. A programação da feira ainda contará com leilões, feira de negócios, espaço kids (Mini fazenda), Megaleite Day com palestra do médico Drauzio Varella e oficina culinária com Olivier Anquier, dentre outros eventos. A feira é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e tem o apoio do Governo de Minas, via CODEMIG e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, MAPA e Embrapa Gado de Leite, Parceria Premium da Embaré, Parceria Master das empresas CRV Lagoa, Real H, ALLFLEX, Rehagro, Zoetis, DSM, MF Rural, Agener-União, ST Genetics, Ourofino Saúde Animal, Major Nutrição Animal, Agroceres Multimix e Canais Master Canal Rural e Terraviva.
 

© 2017 Associação Brasileira de Criadores de Girolando

Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP 38040-280 - Vila São Cristovão - Uberaba-MG
Telefone: +55 (34) 3331-6000 - E-mail: tecnologia@girolando.com.br - www.girolando.com.br - Girolando © 2017