Megaleite começa com anúncio de novos projetos para o setor leiteiro

A Megaleite 2017 foi aberta oficialmente hoje (28/06), em Belo Horizonte/MG, com a presença de autoridades políticas, lideranças do setor e criadores de vários países.

Por Larissa Vieira
28/06/2017
Megaleite começa com anúncio de novos projetos para o setor leiteiro

 A Megaleite 2017 foi aberta oficialmente hoje (28/06), em Belo Horizonte/MG, com a presença de autoridades políticas, lideranças do setor e criadores de vários países. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, anunciou durante a solenidade o início do projeto internacional Brazilian Girolando, que divulgará a raça em países da América Latina com o objetivo de ampliar as exportações de material genético e animais vivos. 

O governador de Minas, Fernando Pimentel, destacou a importância do setor para a economia do Estado, que é o maior produtor de leite do Brasil, com 8,9 bilhões de litros por ano e possui o segundo maior rebanho de bovinos. Com R$ 48,9 bilhões, a pecuária é responsável por 23,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro, estimado em R$ 210,1 bilhões para este ano. Durante o evento, o governador assinou despacho estabelecendo como prioridade o Programa Certifica Minas Leite, que consiste na garantia dada pelo Estado de que as propriedades cumprem todas as normas de boas práticas agropecuárias, inclusive de bem-estar e ordenha animal, obtendo uma matéria-prima de alta qualidade para a fabricação dos produtos. Minas Gerais lidera a produção nacional de leite 
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, ressaltou os significativos números do setor no estado. “Minas Gerais tem também o segundo maior rebanho do país e contribui para o melhoramento genético, que permite ampliar a renda do trabalhador, até porque 75% das propriedades são de base da agricultura familiar”, disse.
Durante a solenidade, o Mérito Girolando foi entregue a personalidades que contribuíram para o crescimento do setor. Os homenageados deste ano serão: editora-chefe da revista Leite Integral/site Bebamaisleite Flávia Fontes (Mérito Mulher), os pecuaristas João Dário Ribeiro (Mérito Criador), Marcos Corteletti (Mérito Produtor de Leite) e Cleiton Gonzaga Castilho (Mérito Jovem Criador).
Competições,  Megaleite Day e Curso de queijo - O primeiro dia da Megaleite ainda teve o início do julgamento de animais da raça Girolando. A Via Láctea Mini Usina de Leite iniciou o curso de fabricação de queijo frescal e degustação comentada. Já a Mini Fazenda está recebendo crianças e estudantes de Belo Horizonte. O Megaleite Day teve palestra do médico Drauzio Varella sobre saúde, estilo de vida e benefícios do consumo do leite e uma receita show com o chef francês Olivier Anquier.
 

© 2017 Associação Brasileira de Criadores de Girolando

Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP 38040-280 - Vila São Cristovão - Uberaba-MG
Telefone: +55 (34) 3331-6000 - E-mail: tecnologia@girolando.com.br - www.girolando.com.br - Girolando © 2017