Zoetis destaca Clarifide Girolando e apresenta resultados na Megaleite

Pioneiro na avaliação genômica da raça leiteira genuinamente brasileira, produto contribuirá para aumentar produtividade, reduzir custos e impulsionar a pecuária

Por Larissa Vieira
19/06/2018
Zoetis destaca Clarifide Girolando e apresenta resultados na Megaleite

O Clarifide Girolando, lançado recentemente pela Zoetis, líder global em saúde animal, será o grande destaque da companhia na Megaleite, a maior feira da pecuária leiteira do Brasil, que será realizada de 20 a 23 de junho, em Belo Horizonte (MG). “O Clarifide Girolando é o primeiro produto de avaliação genômica para o gado leiteiro genuinamente brasileiro. Com ele, produtores pequenos, médios ou grandes poderão selecionar os animais geneticamente superiores, visando ganhar produtividade e reduzir custos. Esta nova tecnologia democratiza a genética e contribui para impulsionar a produção pecuária, uma vez que a raça Girolando é responsável pela maior parte da produção de leite no País”, afirma Cleocy Fam de Mendonça Júnior, gerente de Produto de Bovinos de Leite da companhia.
O executivo ressalta que, atualmente, a seleção de um touro para o teste de progênie (processo que indica os melhores reprodutores com base nas produções de suas filhas) custa cerca de R$ 250 mil. Trata-se de um processo demorado, que dura aproximadamente sete anos.  Com o Clarifide Girolando, os custos são muito menores e os resultados chegam às mãos do pecuarista em aproximadamente 60 dias.
O serviço é fruto de uma extensa pesquisa desenvolvida desde 2011 por Embrapa, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, CRV Lagoa e Zoetis. A companhia contribuiu com a sua experiência em genômica de outras raças de gado de leite e corte, como Holandês, Jersey, Pardo Suíço, Nelore e Angus, em diversos países. Além disso, realizou a genotipagem dos 5,6 mil animais avaliados durante a pesquisa em seu laboratório em Michigan, nos Estados Unidos.
A avaliação é feita a partir de material biológico que contenha células do bovino (pelo, sangue, saliva etc). O DNA do animal é extraído deste material biológico, lido através de chip e depois tem seus valores genéticos calculados. Como resultado deste trabalho, o produtor recebe as avaliações genéticas a respeito do animal, como produção, capacidade reprodutiva, proteínas do leite e se é portador de genes que produzam defeitos genéticos, entre outros.
Durante a Megaleite, a Embrapa, Associação do Girolando, CRV Lagoa e Zoetis disponibilizarão aos criadores que participaram do projeto de pesquisa os resultados das avalições genéticas de seus animais.
Sobre a Zoetis
Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2017, obteve faturamento de US$ 5,3 bilhões de dólares. Para mais informações, acesse www.zoetis.com.br.
Fonte: Zoetis
 
 
 
 

© 2018 Associação Brasileira de Criadores de Girolando

Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP 38040-280 - Vila São Cristovão - Uberaba-MG
Telefone: +55 (34) 3331-6000 - www.girolando.com.br - Girolando © 2018