Megaleite recebe mais de 300 estrangeiros interessados em importar a genética do Girolando

Eles participaram de uma reunião durante a feira para conhecer as novidades na área de melhoramento genético e registro genealógico da raça Girolando

Por Larissa Vieira
23/06/2018

Mais de 300 estrangeiros de países da América Latina já passaram pela Megaleite 2018 para conhecer a pecuária leiteira do Brasil. Eles participaram de uma reunião durante a feira para conhecer as novidades na área de melhoramento genético e registro genealógico da raça Girolando. O coordenador do projeto Brazilian Girolando, Marcello Cembranelli, destacou que a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando tem convênio com vários países na área de registro genealógico. Um dos países é a Guatemala, que há 3 anos vem tendo o gado registrado pela Girolando. “A qualidade do rebanho vem melhorando a cada ano em decorrência desse trabalho. A raça vem crescendo no país por ser muito produtiva e rústica e nos próximos anos deve representar mais de 60% de todo o plantel nacional”, acredita o presidente da Câmara dos Produtores de Leite da Guaatemala, Luis Alfonso Leal.
No Panamá a raça também vem se expandindo e o pecuarista panamenho Javier Espinosa destaca que o registro dos animais pela Girolando será muito importante para a evolução genética do rebanho de seu país. “No Panamá, muitos animais cruzados são considerados como Girolando, sem realmente serem. Com o registro genealógico, essa situação acabará, pois os animais terão a identificação de origem emitido pela associapação”, espera Espinosa.

A Megaleite 2018 acontece este sábado no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, e conta com um estande para receber os estrangeiros..

© 2018 Associação Brasileira de Criadores de Girolando

Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP 38040-280 - Vila São Cristovão - Uberaba-MG
Telefone: +55 (34) 3331-6000 - www.girolando.com.br - Girolando © 2018