Ministra Tereza Cristina recebe homenagem da Girolando e convite para a Megaleite 2019

A secretária de Agricultura de Minas, Ana Maria, também foi convidada para a Megaleite 2019.

Por Larissa Vieira
07/05/2019
Ministra Tereza Cristina recebe homenagem da Girolando e convite para a Megaleite 2019

O presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, participou hoje (27/04), da Mesa Redonda da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, ocorrida durante a ExpoZebu 2019.  Com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e da secretária de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, as autoridades políicas e lideranças rurais discutiram o cenário e as perspectivas do agronegócio brasileiro. A reunião foi solicitada pelo deputado federal José Silva, do Partido Solidariedade-MG. “Esta reunião, no dia da abertura da feira, é fundamental, principalmente pela presença de tantas autoridades. Uma das propostas que eu quero debater é com relação ao Pró-genética. Meu pedido é para que, no Plano Safra da Agricultura Familiar, seja criada uma linha de crédito específica para o programa”, disse o deputado.

O presidente da Girolando solicitou o fim da exigência da Carta de Anuência pelo Banco do Brasil para a liberação de crédito rural. Já o presidente da CNA, João Martins, afirmou que é preciso trabalhar para a criação de uma nova classe média no agronegócio e, para isso, o caminho é investir em assistência. “Você só pode melhorar o produtor se levar tecnologia, e para levar tecnologia precisa de assistência técnica. Temos que fazer um novo sindicalismo”, afirmou. A secretária de Estado de Agricultura, Ana Maria Soares Valentini, também abordou a importância da assistência técnica. “Não basta só tecnologia, é preciso levar gestão do negócio. Estamos buscando a melhor forma para diminuir as diferenças regionais e investir na pequena propriedade”. O deputado José Silva destacou que o governo federal precisa aumentar o percentual destinado à assistência técnica, que hoje é de apenas 2%. Já o diretor da ABCZ Rivaldo Machado solicitou que o programa de venda de touros Pró-Genética sejá considerado política pública pelo governo federal, como já acontece em Minas. 
A ministra esclareceu que está buscando parcerias para ampliar os investimentos em extensão rural e anunciou o aumento do seguro rural para o próximo Plano Safra.
Homenagem - Ao final do debate, o presidente da Girolando fez uma homenagem à ministra e à secretária. Ele entregou às duas uma réplica da raça Girolando e destacou a contribuição da raça para a pecuária leiteira nacional. O presidente também entregou à elas o convite oficial para a Megaleite 2019, que acontecerá em junho.

© 2019 Associação Brasileira de Criadores de Girolando

Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP 38040-280 - Vila São Cristovão - Uberaba-MG
Telefone: +55 (34) 3331-6000 - www.girolando.com.br - Girolando © 2019